
Constelação familiar
É um processo breve terapêutico - é uma maneira de se olhar para si, sua família, seus ancestrais, e suas memórias. É totalmente vivencial e fenômenológico! Como sou parte de um núcleo familiar, é a soma das experiências de meus pais, avós, ancestrais e minhas. Tudo o que aconteceu fica registrado nesse campo de memória famíliar, e parte dos sistemas de crença e dinâmicas comportamentais serão passadas por várias gerações, sem que tenhamos consciência disso. Portanto, o que recebi de meus antepassados não foi apenas a herança genética, mas também esta memória!
A CONSTELAÇÃO PODE SER SÓ SOBRE A FAMÍLIA?
Não, por isso hoje em dia a nomeamos como Constelação SISTÊMICA - podemos trabalhar sobre qualquer grupo além da família: uma empresa, uma escola, amigos, relacionamento amoroso, etc.
COMO FUNCIONA?
Uma questão precisa ser olhada: o que interessa são os FATOS, não os julgamentos acerca disso.
A constelação pode ser INDIVIDUAL, onde o trabalho é feito em consultório (cliente - terapeuta) e existem várias técnicas para este tipo de abordagem.
Também pode ser feita em GRUPO, onde um cliente olha para uma questão específica e representantes atuam como os membros desta dinâmica comportamental. Tarot
Em algum momento, caso haja, surgem indícios de uma possível solução, que é feita através de frases ou movimentos específicos orientados pelo facilitador. O papel do facilitador não é induzir a um “final feliz”, é estar disponível e de acordo com o que surge, passo-a-passo.
Constelação
2 a 3 hs
